Coronariografia por TAC

< Voltar

INSTRUÇÕES PARA EXAMES
Coronariografia por TAC

INSTRUÇÕES

O Paciente deverá apresentar-se neste serviço fazendo-se acompanhar do electocardiograma e análises recentes, pelo menos na véspera do exame.

Juntamente deverá trazer toda a medicação que está a efectuar, nomeadamente para o coração e hipertensão.
No dia do exame deverá ter um jejum de 4h, fazer a medição habitual, vir acompanhado e com disponibilidade de tempo.

A doença artério-esclerótica das coronárias de que resulta enfarte miocárdio, é a principal causa da morte de adultos ultrapassando francamente todas as mortes por neoplasia e AVC juntas.
A doença artério-esclerótica resulta da deposição de colesterol nas paredes dos vasos das artérias; desta progressão resulta o aparecimento de placas de colesterol que, quando atinguem determinado tamanho, podem reduzir a chegada de sangue ao musculo cardíaco e provocar angina ou enfarte do miocárdio.

Esta doença progride com a idade e durante esse tempo o indivíduo nao tem qualquer tipo de sintomas ou alterações no electrocardiograma. em cerca de 80% dos casos, o primeiro sintoma de doença artério-esclerótica das conorárias, é o próprio enfarte miocárdio. 85 a 90% destas situações podem ser prevenidas. No caso da mulher, a utilização de tratamento hormonal substitutivo, não diminui o risco de doença conorária.

O único modo de se diagnosticar, de modo não invasivo, a progressão silenciosa desta doença reside nas técnicas que hoje temos acesso - angiografia conorária, por TAC, utilizando tecnologia de baixa dose de radiação, tal como sugerido pelo NIH(National Institute Health) nos Estados Unidos.

Outros tipos de exame, como por exemplo o electrocardiograma em prova de esforço, são apenas positivos quando já há uma redução significativa do fluxo sanguíneo ao músculo cardíaco, enquanto que a coronariografia por TC permite a detecção em casos muito mais precoces, o que permitirá interferir na evolução desta doença.
Nota:

- Deverá trazer exames anteriores;
- Não esqueça a requisição do exame, bem como o cartão do seguro ou beneficiário de outro sistema de saúde;
- Compareça no consultório cerca de 15 minutos antes da hora do seu exame;
- Se tiver alguma dúvida contacte- nos.

PARTILHA

MORADA

Rua Rosália de Castro 4900-424 Viana do Castelo